Scheidt e Prada estreiam com dupla vitória no Pré-Olímpico em Londres
Representantes brasileiros da classe Star na disputa, eles lideram a classificação nas raias dos Jogos Olímpicos, em Weymouth, com 2 pontos perdidos
Da Local ComunicaçãoRobert Scheidt e Bruno Prada estrearam com vitória no evento-teste para a Olimpíada de Londres/2012, em Weymouth. Na raia dos Jogos, a dupla da Star, representante do Brasil na competição, abriu a disputa com vitória nas duas regatas deste sábado (6/8). Líderes da classificação, Scheidt e Prada somam 2 pontos perdidos, seguidos por Hamish Pepper e Craig Monk, da Nova Zelândia, com 7
"Tivemos um dia incrível, que será difícil se repetir", disse Scheidt. "Fizemos duas regatas de recuperação, montando a primeira boia das duas regatas atrás dos cinco primeiros, talvez por termos sido muito conservadores nas largadas", finalizou. Segundo o proeiro Bruno Prada, o PStar tem "demonstrado ser muito rápido, especialmente no vento de popa".
O evento-teste foi planejado para ser uma prévia dos Jogos Olímpicos, com o mesmo formato de disputa e número reduzido de participantes. Líderes do ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf) na Star, Scheidt e Prada correm em Weymouth de barco novo. O PStar, americano, comprado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com recursos da Lei de Incentivos Fiscais, foi entregue no final de junho, na Europa, e a dupla teve pouco tempo para ajustar a embarcação.
As disputas em Weymouth não são novidade para Scheidt e Prada. Na última vez que visitaram a raia inglesa, em junho, conquistaram o ouro na Skandia Sail for Gold Regatta e se sagraram campeões da Copa do Mundo de Vela da Isaf, título inédito para velejadores brasileiros. Mas ter nova chance de velejar na raia dos Jogos, sem a pressão de uma disputa olímpica, é muito importante para os brasileiros.
"É uma oportunidade de irmos adaptando o novo barco às condições daqui, de testar o equipamento, nossas manobras e decisões táticas", diz Scheidt. "Claro que o resultado é importante e estamos felizes com as duas vitórias na estreia e a liderança da competição, mas as conclusões e o aprendizado desse evento serão fundamentais visando a 2012."
A competição em Weymouth segue o modelo olímpico, com fase classificatória e medal race. Para a classe Star, até o dia 11, estão previstas mais oito regatas, com dois dias de reserva. A Medal Race, com os dez primeiros colocados na fase de classificação, será no dia 13 - desde que seis regatas da primeira fase tenham sido completadas. Com cinco regatas completadas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado.
Classificação geral após duas regatas:
1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 2 pontos perdidos (1+1)
2º- Hamish Pepper e Craig Monk, Nova Zelândia, 7 pontos perdidos (5+2)
3º - Fredrik Loof e Max Salminen, Suécia, 10 pontos perdidos (3+7)
4º - Peter O’Leary e David Burrows, Irlanda, 11 pontos perdidos (6+5)
5º - Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, Polônia, 12 pontos perdidos (8+4)
Fonte: http://www.nautica.com.br/